Quadrado ou círculo? Entenda a ilusão que está bugando o cérebro da galera

O vídeo acima mostra uma ilusão de ótica que está mexendo com o cérebro das pessoas: afinal, os objetos são quadrados ou cilíndricos? Ao olhar diretamente para ele, o formato é um; porém, no espelho ele sempre muda. E não adianta mudar de posição, o reflexo será sempre diferente!

A brincadeira foi criada pelo professor japonês Kokichi Sugihara e se tornou finalista em um concurso anual de ilusões de ótica. No ano passado, ele já tinha criado uma ilusão parecida e incrível, também utilizando um espelho para bugar a mente da galera. Assista ao vídeo abaixo e tente identificar o formato real do telhado da garagem de brinquedo:

Explicação

Voltando à ilusão mais recente, o formato real para conseguir tal efeito é de um algo entre um círculo e um quadrado. O topo do objeto possui ondas que são vistas de forma diferente conforme o ângulo de visão. No vídeo abaixo, você consegue visualizar melhor o objeto, que é difícil descrever.

Bacana, né? Kokichi é um veterano nesse concurso de ilusões. Em 2010, ele ganhou o campeonato com outras brincadeira que fez bastante sucesso nas redes sociais e é compartilhada até hoje: uma estrutura em que bolinhas parecem enfrentar a gravidade e subir uma descida sem nenhum tipo de explicação aparente. Confira:

 

Quer ser o primeiro a receber notícias exclusivas de Loucos por Engenharia?

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Aceito Ler mais