Conheça a Vela S, bicicleta elétrica que carrega celular e tem alarme

A Vela S é uma bicicleta elétrica da startup brasileira Vela Bikes. O modelo, versão mais leve da Vela 1, também traz entrada USB para carregar celular e conta com alarme sensível ao movimento. Outro destaque é o corpo leve, de apenas 18 kg, bem abaixo do apresentado pela maioria das bikes elétricas.

Trazendo design clássico, com carcaça em alumínio e acabamentos em couro ecológico, o modelo possui motor de 350 Watts de potência. Ela atinge velocidades de até 25 km/h e pode ser personalizada com diversas cores e acessórios. Na configuração básica, o preço oficial da Vela S é de R$ 4.690.

A bateria incluída na versão padrão tem capacidade de 225 Wh e pesa 1,7 kg, com promessa de percorrer até 15 km. No entanto, é possível optar por outra versão, com 360 Wh, que resulta em uma peça mais pesada (2,2 kg). Em compensação, a autonomia é maior, suportando até 30 km.

A distância máxima percorrida depende ainda da velocidade selecionada: quanto mais rápida a bicicleta estiver, menos quilômetros vai percorrer. Para controlar a velocidade mais facilmente, a fabricante incluiu um botão na manopla esquerda do guidão que permite selecionar os níveis de 25 km/h e 10 km/h.

No momento da compra, o cliente pode escolher entre rodas de aro 26 e aro 700c. Além disso, são cinco opções de quadro, com tamanhos e geometrias diferentes, de acordo com a altura do usuário. Dependendo das configurações adicionadas, o peso final pode passar dos 18 kg. Vale ressaltar que a Vela S suporta carga total de 150 kg.

Entrada USB da Vela S para carregar smartphones e outros dispositivos (Foto: Divulgação/Vela Bikes)

A recarga da bicicleta automaticamente abastece a porta USB e o sistema de alarme. Tanto a parte elétrica quanto o disparo sonoro são ativados e desativados por meio de controle remoto, codificado individualmente para cada unidade da Vela S.

O modelo é resistente a respingos, mas a fabricante não recomenda utilizá-lo em dias de chuva. Isso porque umidade, água e salinidade podem reduzir a vida útil de alguns componentes. Pelo mesmo motivo também não é aconselhado lavar – a sugestão é limpar apenas com pano úmido.

A Vela Bikes dá 12 meses de garantia nos componentes e três anos para o quadro, feito na liga Chromoly. Devido aos ajustes individuais necessários em cada bike, a Vela S é entregue em um prazo de seis a oito semanas, segundo a empresa.

Fonte TechTudo

Quer ser o primeiro a receber notícias exclusivas de Loucos por Engenharia?

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Aceito Ler mais