4 softwares mais utilizados na engenharia

Diversos tipos de softwares são usados na engenharia, tanto pelos alunos no curso de engenharia quanto pelos engenheiros no exercício da profissão. Os programas desenvolvidos, e aperfeiçoados com o tempo, servem como instrumentos eficientes na otimização do trabalho no que diz respeito à qualidade e praticidade.

O desenvolvimento de novos softwares e o aperfeiçoamento dos já existentes é um processo constante e tem se tornado cada vez mais intenso. AutoCAD, Revit, MATLAB, Ftool, Excel são alguns dos softwares mais usados atualmente. Não perca o BÔNUS que preparamos no final.

AutoCAD

AutoCAD 2018

O AutoCAD é um software do tipo CAD (desenho assistido por computador) produzido pela Autodesk. Criado em 1982, foi o primeiro do gênero a ser executado em computadores domésticos o que veio a ser um fator chave para a sua grande popularização. Utilizado para a elaboração de desenho técnico em duas dimensões e para a criação de modelos tridimensionais, o software vem disponibilizando também, em suas versões mais recentes, vários recursos para a visualização em diversos formatos.

AutoCAD 3D
AutoCAD 3D

Atualmente, desponta como um dos softwares mais utilizados por profissionais de diferentes áreas com dezenas de ramificações totalmente independentes. Enquanto líder no mercado mundial, especialistas profetizam a liderança absoluta no mercado brasileiro pelos próximos 10 anos.

Revit

Revit
Revit

O Revit é uma fabulosa ferramenta de modelagem 2D/3D. Mas o Revit não é apenas isso. Dentro do conceito BIM (Modelagem da Informação da Construção), no Revit você não desenha apenas, mas simula uma obra no seu ambiente gráfico. Costuma-se dizer que nele desenhamos em 2D e 3D ao mesmo tempo, o que acontece na prática, mas aliado a isso trabalhamos com elementos parametrizados que engloba muita informação adicional em seu projeto.

Excel

Excel
Excel

O Excel é um programa de planilha eletrônica desenvolvido pela Microsoft para Windows, que pode ser utilizado para calcular, armazenar e trabalhar com lista de dados, criar relatórios e gráficos, sendo recomendado para planejamentos, previsões, análises estatísticas e financeiras, simulações e manipulação numérica em geral.Por ser um programa escrito para Windows, tem acesso a todas as funções que o ambiente proporciona, como por exemplo, a troca de dados entre aplicativos (Word, PowerPoint, etc). É, com grande vantagem, o aplicativo de planilha eletrônica dominante, disponível para essa plataforma e o tem sido desde a versão 5 em 1993 e sua inclusão como parte do Microsoft Office.

Ftool

FTool
FTool

O FTOOL, idealizado pelo professor Luiz Fernando Martha, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e desenvolvido, inicialmente, em 1991, é um programa de domínio público destinado ao ensino do comportamento de estruturase ao cálculo estrutural de pórticos planos, treliças, vigas, entre inúmeras outras estruturas da Engenharia Civil. Do seu objetivo básico decorre a necessidade do FTOOL ser uma ferramenta simples, unindo em uma única interface recursos para uma eficiente criação e manipulação do modelo (pré-processamento) aliado a uma análise rápida e transparente da estrutura e a uma visualização de resultados rápida e efetiva (pós-processamento).O programa vem sendo utilizado em algumas disciplinas como de Mecânica – Estática e Resistência dos Materiais na UESC, permitindo um grande número de aplicações práticas. Trata-se realmente de uma ferramenta incrível que tem sido usada em muitas universidades em todo país, em disciplinas voltadas para cálculo de estruturas, nos cursos de Engenharia Civil.

MATLAB

MATLAB
MATLAB

MATLAB (Matrix Laboratory) é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. O software foi criado no fim dos anos 1970 por Cleve Moler e integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.O MATLAB é um sistema interativo cujo elemento básico de informação é uma matriz que não requer dimensionamento. Esse sistema permite a resolução de muitos problemas numéricos em apenas uma fração do tempo que se gastaria para escrever um programa semelhante em linguagem C/C++. Além disso, as soluções dos problemas são expressas quase exatamente como elas são escritas matematicamente.Atualmente, é largamente utilizado nas áreas da educação, em especial no ensino da álgebra linear e análise numérica.

+BÔNUS: EVOP

O EVOP é um software novo no mercado, voltado para orçamento e acompanhamento de obras, e vem surpreendendo bastante pelos recursos que são disponibilizados aos usuários.

Os usuários do EVOP contam com um poderoso módulo para orçamento e acompanhamento de obras. Dentre as principais vantagens do EVOP, podemos destacar:

Estrutura dos softwares para orçamentos

  • Para elaborar um orçamento, o usuário praticamente utiliza duas telas, a tela de pesquisa e a tela do orçamento;
  • A estrutura do EVOP é muito similar a uma planilha EXCEL;
  • O usuário pode abrir vários orçamentos simultaneamente e inclusive copiar e colar entre eles
    O EVOP permite a análise de 3 planilhas simultâneas para cada orçamento. (Custo interno da empresa, comparativo e a proposta);
  • Conta com processos de multiplicação nas quantidades e preços unitários, aplicação de múltiplos BDIs e múltiplos encargos sociais;
  • Importação de planilhas em EXCEL para dentro do EVOP.

Orçamento com tabelas de preços dos órgãos do governo (Tabelas de referência, exemplo: SINAPI)

  • Facilidade extrema na importação das tabelas de preço de referências. Basta fazer download da tabela do site do órgão e importar;
  • Recursos de conversão das tabelas de referência em composições da base própria;
  • Para realizar a atualização de data base, a exemplo, trocar o SINAPI de 03/2016 para 05/2017 é necessário utilizar 3 comandos e o EVOP mostrará em vermelho aquelas composições que porventura deixaram de existir para tratamento manual;
  • Utilização de todos os outros recursos do EVOP para elaboração destas tabelas.

Quantificação

  • Sub-tabelas de quantificação com fórmulas personalizáveis a escolha do usuário;
  • Importação de listas de serviços ou materiais em txt ou xlsx com conversão automática para composições;
  • Esta ferramenta permite a integração do software com softwares BIM e outros softwares que exportam relatórios de quantitativos;
  • Plugin do Autocad para extração de medidas com importação direta as sub-tabelas de quantificação do EVOP;
  • Cópia e cola de parâmetros geométricos de um levantamento de quantidade para outro com objetivo de aproveitarmos os dados e só alterarmos as fórmulas de quantificação.

Relatório e resultados

  • Evop gera automaticamente as curvas ABC de insumos e serviço, permitindo o orçamentista identificar os itens de maior representatividade no orçamento;
  • Emite relatório compatíveis com a realidade do mercado brasileiro em várias opções, podendo ser: aberto, fechado, discriminando material e mão de obra separada, memória de cálculo de quantidades entre outros.
Evop - Relatórios
Evop – Relatórios

 

E aí, faltou algum? Deixe nos comentários, que a gente atualiza 🙂

Get real time updates directly on you device, subscribe now.