Com imagens feitas por astronauta, vídeo exibe trajetória de foguete

A partir de fotos tiradas pelo astronauta alemão Alexander Gerst, o artistaSeán Doran produziu um vídeo incrível que exibe a trajetória do foguete de carga Progress MS-10 em direção à Estação Espacial Internacional (EEI). A espaçonave foi lançada no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na última sexta-feira (16 de novembro).

No vídeo, que utiliza informações dos 15 minutos iniciais de lançamento do foguete,  é possível observar como é a sensação de sair do planeta e ver os pontinhos luminosos das cidades. Uma espécie de anel amarelo que circunda o globo é a atmosfera. No instante 00:34 há o momento em que um dos estágios do foguete se separa do equipamento e retorna para a Terra. Confira o vídeo:

As imagens para a produção do vídeo foram tiradas pelo módulo Cupola, que fica na EEI e foi construído para tirar fotos em intervalos regulares. Para dar o efeito de movimento, os registros são reproduzidos em alta velocidade.


O foguete Progress carregava 2,4 toneladas, com suprimentos para a tripulação que ocupa a EEI. Além de comida, combustível e outros itens essenciais para o dia a dia de operações, a espaçonave carregava 75 quilos de oxigênio e 440 litros de água.

Além do alemão Alexander Gerst, a norte-americana Serena Aunon-Chancellor e o russo Sergey Prokopyev fazem parte da tripulação da estação internacional. Esse foi o primeiro lançamento de um foguete desde a falha da espaçonave Soyuz-FG, que teve de fazer um pouso de emergência.

 

Fonte RG

Quer ser o primeiro a receber notícias exclusivas de Loucos por Engenharia?

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Aceito Ler mais