Novo satélite da NASA mostra imagens da Terra de tirar o fôlego

O satélite meteorológico GOES-16, também conhecido como GOES-R, mostrou que não brinca em serviço. Em sua primeira imagem enviada, o aparelho administrado pela NASA e a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) revelou pontos de vista maravilhosos da Terra — e bem importantes também.

Como o nome sugere, o satélite, que foi lançado dia 19 de novembro de 2016, é o 16º da série GOES (Satélite Ambiental Operacional Geoestacionário, na sigla em inglês). Desde 1975, satélites do tipo são usados para previsão do tempo e outras atividades relacionadas.

Diferente, de seus antecessores o GOES-16 consegue observar a formação de tempestades em questão de minutos. “As imagens incrivelmente nítidas são tudo o que esperávamos com base em nossos testes antes do lançamento”, afirmou o administrador assistente do NOAA Stephen Volz.

O aparelho está posicionado a 35 mil km da Terra e está em órbita geoestacionária, ou seja, sua órbita é circular e está exatamente sobre o equador da Terra.

Mais três ferramentas do tipo ainda devem ser lançadas. A próxima será GOES-S, ou GOES 17, que deve alcançar os céus no outono de 2018. Se trouxerem imagens tão deslumbrantes quanto estas, os cientistas (e nós) agradecemos.

 (Foto: NASA/ NOAA)
UMA VISÃO DA TERRA POR COMPETO, A PARTIR DA ÁFRICA OCIDENTAL (FOTO: NASA/ NOAA)
 (Foto: NASA/ NOAA)
GRANDE TEMPESTADE SE FORMANDO NOS ESTADOS UNIDOS (FOTO: NASA/ NOAA)
 (Foto: NASA/ NOAA)
Á DIRETIRA, A CAMADA DE AREIA SAARIANA  (FOTO: NASA/ NOAA)
 (Foto: NASA/ NOAA)
A AMÉRICA DO NORTE ATRAVÉS DE 16 CANAIS DIFERENTES (FOTO: NASA/ NOAA)
 (Foto: NASA/ NOAA)
AMÉRICA CENTRAL (FOTO: NASA/ NOAA)
 (Foto: NASA/ NOAA)
TEMPESTADES SE FORMAM NO SUL DA ARGENTINA (FOTO: NASA/ NOAA)

Quer ser o primeiro a receber notícias exclusivas de Loucos por Engenharia?

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Aceito Ler mais